Baklava de Nozes

Baklava de Nozes

Ingredientes:
1 xícara (chá) de manteiga derretida (225 g)
450 g de nozes picadas
1 colh (chá) de canela em pó
450 g de massa filo (comprada pronta)
Para a calda:
1 xicara (chá) de água (240 ml)
1 xícara (chá) de açucar (200 g)
1/2 xícara (chá) de mel (120 ml)
1 colh (chá) de água de flor de laranjeira
Modo de preparo:
A baklava:
Misture as nozes com a canela e reserve. Derreta a manteiga. Pré-aqueça o forno a 180ºC. Unte o fundo e as laterias da forma com a manteiga derretida. Abra a massa filo e corte-a do tamanho exato da forma. Cubra sempre a massa que ficar em espera com um pano úmido, para que ela não seque enquanto estiver sendo utilizada. Forre a forma com duas folhas de filo, pincele a massa de cima com manteiga. Faça o mesmo processo até que tenha montado 6 camadas com as folhas de massa filo. Por cima da última camada, polvilhe de 2 a 3 colheres de sopa de nozes com a canela. Cubra as nozes com 2 folhas de filo. Pincele a folha de cima com manteiga, polvilhe-a com nozes. Repita esse processo até que acabem os ingredientes. Usando uma faca afiada ou uma espátula de corte, corte a massa no formato de losangos ou no formato de quadradinhos. A massa deve ser cuidadosamente cortada até a última camada, no fundo da forma. Asse-a por aproximadamente 50 minutos ou até que a baklava esteja crocante e corada.
A calda: Enquanto a baklava está assando, prepare a calda da seguinte forma: ferva a água com o açúcar. Quando o açucar estiver dissolvido, acrescente o mel. Abaixe o fogo e deixe a calda cozinhar até começar a engrossar (antes do ponto de fio). Em seguida, retire do fogo, coloque a água de flor de laranjeira e deixe esfriar.

Montagem e finalização: Retire a baklava do forno e imediatamente regue-a com a calda. Deixe esfriar e sirva. Guarde a baklava sem tampa, para manter o seu crocante carcterístico e não amolecer.

Fonte: Basilico.

 

Leave a Reply

Name*

e-Mail * (will not be published)

Website