Ovos Moles de Aveiro

Ovos Moles de Aveiro

Aveiro é uma cidade litorânea de Portugal. Tem cerca de 80 mil habitantes, e ainda caminha naquela sensação de que o tempo passa devagar.  Conhecida como a Viena de Portugal, a cidade possui canais que cortam as ruas e permitem passeios de barco tão românticos quanto a cidade italiana. E uma das outras qualidades de Aveiro é o tradicional Ovo-Mole, doce que perpassa gerações e continua sendo um dos mais pedidos por quem passeia naquelas terras lusitanas. Aprenda abaixo a simples receita:

Ingredientes:
8 gemas
1 xícara de chá de açúcar
300 ml de açúcar
60 gramas de farinha de arroz

Modo de Preparo:
Coloque o açúcar e água em uma panela e leve ao fogo alto até obter ponto de fio, sem mexer. Isso demora de 10 a 15 minutos. Para saber o ponto correto, pegue um pouco de calda com uma colher e deixe-a cair, formarão fios semelhantes a uma clara. Neste ponto, abaixe o fogo, acrescente a farinha de arroz dissolvida em um pouquinho de água e cozinhe por mais 5 minutos sem parar de mexer. Retire do fogo e espere amornar um pouco. Junte as gemas peneiradas à calda, leve de volta ao fogo e cozinhe por 5 minutos, mexendo sempre, sem deixar ferver. Retire do fogo e espere esfriar. Guarde na geladeira até a hora de servir.

Curiosidade: a receita tradicional (foto da matéria) serve para rechear moldes de hóstia, uma massa parecida com aquelas casquinhas de sorvete da infância. Por aqui você pode rechear estas mesmas casquinhas, ou usar os ovos moles como recheio de bolos ou rocamboles feitos com pão-de-ló.

 

Leave a Reply

Name*

e-Mail * (will not be published)

Website