Depois de fazer ovo de páscoa, decidi experimentar uma receita de pastel assado. Meu maior problema (e acredito que de algumas pessoas também), é preparar massas de salgados em geral, principalmente os assados. Nunca me dei bem com fermentos biológicos e sempre que tentei preparar salgados assados, a massa ficava muito grande e extremamente sem gosto. Fui perambulando por sites de culinária até achar uma massa fácil e rápida de fazer, sem frescuras. E descobri no site do Mais Você esta receita de pastel assado que preparei ontem e trago para vocês. Você faz tudo em uma hora (incluindo o tempo de forno) e é uma dica bem “mão na roda” pra quem está sem tempo e quer preparar algo saboroso em tempo recorde. Vamos à s notas?
Começando pela massa, que leva 200 gramas de farinha de trigo, 200 gramas de requeijão cremoso (usei requeijão sabor ervas finas. Deu um toque legal na massa), uma colher de chá de fermento em pó (não é o biológico, obrigado, Deus), uma gema e uma pitada de sal. A massa é realmente simples: mistura tudo nesta ordem até obter uma massa lisa e a farinha ficar umedecida com o requeijão. Dica para os afobados: as massas em geral são muito sistemáticas. Então, amasse bem para que ela fique no ponto. Ela fica um pouco elástica, que explicarei mais tarde na hora da montagem.
A massa é mais fácil que preparar macarrão instantâneo, sério.
O recheio, claro, fica a gosto do freguês. Fiz com peito de peru picado, mussarela de búfala ralada (150 gramas de cada são suficientes), milho verde e uvas passas a gosto, mais duas colheres de sopa de requeijão, de novo, e temperos a gosto (salsinha, cebolinha, pimenta do reino). Misture tudo até ficar uma “pasta”. Fica bem fácil de rechear.
Chegou então a hora de abrir a massa: como ela fica elástica, você vai precisar abri-la entre dois plásticos. Use um rolo de massas e vá afinando até ela ficar com espessura de uns 3 milÃmetros. Use um cortador (copo, por exemplo) para fazer o formato dos pasteis, recheie e feche, selando com um garfo. Importante: eu usei mussarela de búfala, que derrete no forno. Se você não fechar bem o pastel, o recheio vai escapar. Você pode usar ricota no recheio, fica mais fácil, mas eu não curto muito. Ou substituir (ou diminuir) a mussarela na receita.
Recheio fácil de “moldar” e colocar no pastel. Cuidado na hora de fechar.
Pasteis fechados, coloque-os em uma forma untada, sem farinha, pincele com gema de ovo e leve ao forno pré aquecido a 180 graus por 20 minutos em temperatura média. Ok, esqueça os 20 minutos: ele sai assado mas sem dourar em cima. Não sei se besuntei demais com a gema na hora de pincelar ou se eu retirei antes do tempo mesmo. Mas os pasteis estavam sequinhos por baixo. Talvez eles não tenham dourado por cima porque eu tenho o péssimo hábito de ficar abrindo o forno a cada 5 minutos para ver o progresso da receita. Aà todo o calor foge e ele começa a assar de novo.
Enfim, pasteis assados, hora de comer. A massa fica bem interessante: firme e saborosa por conta do requeijão. Eu adorei o sabor e a facilidade de prepará-la e por isso vou repetir mais vezes, com novos recheios e formatos. Não vou falar do recheio porque isso cada um escolhe o seu, mas as uvas passas quebraram o sabor do peito de peru, criando uma mistura interessante, juntamente com a mussarela de búfala, mesmo que ela tenha vazado do pastel na hora de assar.
E é isso. Pouco a pouco vou descobrindo novas coisas da cozinha. Finalmente posso fazer massas de salgados assados sem precisar brigar com o fermento biológico. Recapitulando…
No ponto: a massa é fácil, rápida, sem segredos e fica muuuuuito saborosa.
Desandou: queijo demais, recheio demais. Com isso ficou fácil ele vazar do pastel no forno. Além disso, abri e fechei o forno inúmeras vezes e os pasteis não ficaram dourados.
Apresentação: é bonitinho e apetitivo ver pasteizinhos recém-saÃdos do forno. Servi acompanhado de molho com toque de ervas finas e uvas passas.
Deguste: todo mundo ficou impressionado com o sabor da massa, e mais impressionado ainda quando disse que ela leva basicamente quatro ingredientes simples.