Virado à Paulista

Virado à Paulista

Hoje é aniversário de São Paulo. A maior cidade do Brasil é o centro cultural e gastronômico mais importante do país. Que tal um prato típico paulistano para o almoço? Veja todos os sabores do Virado à Paulista*:

Arroz branco
Prepare um arroz branco ao seu modo.

Tutu de Feijão
Bata um pouco de feijão no liquidificador. Refogue a cebola e o alho. Quando a cebola estiver transparente, junte o feijão batido e deixe ferver por uns 10 minutos para que tome o gosto dos temperos; acrescente 2 xícaras de água e sal a gosto. Quando estiver encorpado, junte uma xícara de farinha de mandioca. Mexa sem parar, até que tome o aspecto de um pirão grosso.

Bisteca suína
Tempere a bisteca com suco de limão, sal e pimenta do reino a gosto. Deixe descansar por 1 hora, depois em uma panela pré-aquecida acrescente o óleo ou o azeite, a bisteca e frite com a panela tampada, acrescentando água na medida em que for secando.

Linguiça
Cozinhe a linguiça (fresca ou caipira) em água fervente por 20 min ou até que esteja completamente cozida. Corte em rodelas e frite em uma panela pré-aquecida.

Banana frita
Corte a banana ao meio, passe em farinha de trigo, depois em um ovo batido e em seguida pela farinha de rosca. Frite em óleo bem quente.

Ovo frito
Em uma frigideira, acrescente um pouco de manteiga e frite o ovo com a frigideira tampada. A manteiga faz com que o ovo não grude.

Couve refogada
Retire os talos das folhas de couve, enrole as folhas formando um “rocambole”. Com uma faca bem afiada e com a ajuda dos dedos para definir a espessura, corte a couve finamente. Em uma panela pré-aquecida acrescente o óleo e o sal. Refogue a couve rapidamente.

Torresmo
Corte em cubos um pedaço de toucinho fresco. Frite em óleo fervente  até que fiquem tostados e crocantes.

* Um dos pratos mais conhecidos da gastronomia paulistana, o virado à paulista reúne várias combinações. Historicamente, ele é conhecido como a comida dos tropeiros, que transportavam alimentos que resistissem a grandes percursos.

Fonte: Receitas.com

 

Leave a Reply

Name*

e-Mail * (will not be published)

Website