Boeuf Bourguignon

Boeuf Bourguignon

Ingredientes:
150 g de bacon em cubinhos
1 kg de alcatra cortada em cubos grandes (pode ser músculo ou coxão mole também)
2 cenouras descascadas e fatiadas
1 cebola grande descascada e picada
1 garrafa de vinho tinto seco (dê preferência a um vinho da região da Borgonha)
ramos de alecrim e tomilho
1 folha de louro
1 talo de alho-poró
1 talo de salsão
1 anis estrelado
1 dente de alho picado
12 échalotes (cebolas pequenas) descascadas
200 g de cogumelos Paris frescos, finamente fatiados
caldo de carne, o quanto baste
 (aproximadamente 1 litro)
1/2 xícara (chá) de água
40 g de manteiga
açúcar, sal, pimenta e óleo a gosto

Modo de preparo:
A marinada:
Em um recipiente grande, prepare uma marinada: junte todos os legumes, a cebola grande picada, o alho-poró, o salsão, o alho e os temperos e cubra tudo com o vinho tinto. É fundamental marinar com o vinho tinto pelo menos 6 horas antes de levar para cocção.

A preparação:
Em uma panela, frite o bacon e espere até ele ficar bem dourado. Retire da panela e reserve. Coloque uma panela funda, de fundo grosso e que possa ir à mesa, para aquecer em fogo alto. Separe a carne da marinada e esprema bem para escorrer todo seu suco (pode-se usar um pano ou uma peneira grande). Refogue o alho e a cebola (escorridos da marinada) na panela aquecida, com um fio de óleo e coloque os cubos de carne para selar de todos os lados. Retire a carne da panela e reserve. Na mesma panela onde a carne foi selada, coloque os cogumelos e refogue. A seguir, coloque toda a marinada, os cubos de carne selados e acrescente o caldo de carne até que todos os ingredientes estejam bem cobertos. Acerte o sal. Cozinhe em fogo baixo, com a panela tampada, por 2 horas (ou até a carne ficar macia). Se precisar, acrescente mais caldo de carne durante o cozimento. É muito importante cozinhar em fogo baixo e bem lentamente. Mexa algumas vezes apenas para evitar que a carne pegue no fundo da panela. Em uma panela pequena, aqueça uma mistura de manteiga e óleo e coloque as échalotes para dourar. Acrescente a água e um pouco de açúcar nas échalotes. Espere a água evaporar e o açúcar caramelizar, até que as cebolas fiquem macias. Reserve.

Montagem e finalização:
No momento de servir, junte à panela o bacon reservado e as cebolas caramelizadas. Sirva com pão francês dourado no azeite.

Fonte: Basilico

 

Leave a Reply

Name*

e-Mail * (will not be published)

Website