Cannelloni mágico

Cannelloni mágico

Minha dica hoje é para você, que quer surpreender aquele alguém especial mas não consegue ter um relacionamento estável com a cozinha. Bem, eu sei me virar muito bem ao preparar pratos, e claro, tenho meus macetes. Pegue um prato típico e saboroso que já venha pré-pronto, insira algum ingrediente requintado e corra para o abraço. O segredo? Preparar tudo antes da sua visita chegar. A dica de hoje? Veja o nome da invenção:

Cannelloni de lombo defumado com torradas de pao sírio.

O legal é que fiz com lombo cozido e temperado, achei que era defumado. Quando provei e vi que não era, decidi arriscar com esse nome mesmo. Vamos aos ingredientes: compre uma boa massa de cannelloni. Ou nem tanto. Claro que a qualidade aumenta na mesma medida do preço, então ache o melhor custo-benefício para você. Como eu nunca tinha preparado cannellonis, resolvi ir pelo meio termo. Se não desse certo, pelo menos eu não teria investido tanto. Mas olha, deu certo sim.

Para quem não conhece, cannelloni são aqueles tubos de macarrão que você recheia, joga molho em cima e cozinha. Simples e direto. Logo, você deve incrementar a seu modo para transformar esta banalidade em algo “gourmet”. Eu comprei o lombo fatiado, em bandejas mesmo, tipo presunto e queijo. Ele vinha pré-cozido e temperado, quase um carpaccio. O queijo, optei pelo prato, em fatias também. Para acompanhar: lancei mão de molho pronto, já temperado, e uma caixinha de creme de leite.

Coloque o molho para esquentar. A medida é simples: meia caixa de creme de leite para uma embalagem de molho pronto. Será preciso acrescentar um pouco de leite, para deixar o molho um pouquinho mais ralo. Isso fará com que a massa cozinhe mais facilmente. Misturado os ingredientes do molho, vamos ao resto…

Ferva água e quando ela estiver borbulhando, acrescente os cannellonis secos. Fiz seis tubos para duas pessoas. Foi o suficiente. Enquanto eles fervem por 5 minutos, enrole uma fatia de queijo com duas de lombo fatiado. Deu os 5 minutos? Desligue, escorra os cannellonis e passe em água fria para barrar o cozimento. Dica: sem água forte, porque a massa pode rasgar. Recheie cada tubo com o enrolado de queijo e lombo. Pronto! Aí é só forrar um refratário com um pouco de molho, colocar os tubos, cobrir com mais molho, salpicar queijo ralado se preferir, e levar ao forno por 30 minutos. A 200 graus.

Enquanto isso, preparei o simples e delicioso arroz branco. Na hora de servir, faça uma cama com torradas de pão sírio temperado (você encontra pronto em grandes supermercados), disponha os cannellonis (coloquei dois em cada prato), jogue molho por cima e o arroz do lado e pronto. É só servir e falar para a sua visita que deu muito trabalho preparar tudo isso. Que a minha visita não leia este blog… ;)

P.S.: a foto é de internet mesmo, já que esqueci de tirar do meu prato pronto.

P.S.2: você pode variar o recheio. Mas, dica: fuja do comum “presunto-mussarela”. Que tal ricota e peito de peru?

 

Leave a Reply

Name*

e-Mail * (will not be published)

Website